

Discover more from Simplifica News
SimplificaNews #04: Sobre falta de tempo ⏰
Na verdade, falta de tempo é uma questão de prioridade.
Você conhece aquela pessoa que só reclama que não tem tempo pra fazer nada? Ou talvez, você seja a pessoa que reclama?
Pense que o seu dia está dividido em vários bloquinhos e você os separa para diferentes atividades. Obviamente, não temos bloquinhos suficientes para fazer tudo o que queremos na vida. Por isso, precisamos priorizá-los.
E não podemos esquecer que precisamos reservar bloquinhos para nós mesmos também, para ter um sono de qualidade de 6 a 8 horas, atividade física, lazer e descanso. Quando o tempo está “apertando”, essas são as primeiras coisas que deixamos de lado. Se todo mundo soubesse o quanto isso faz mal e o quanto isso deveria ser prioridade tanto quanto as outras coisas, todo mundo teria uma vida melhor.
Depois de pegar todos os bloquinhos que temos a cada dia e reservar os bloquinhos do autocuidado, agora sim podemos pensar nos que sobraram. Precisamos pensar no que é prioridade para nós no momento e em quanto tempo aquilo pode ser feito. Por exemplo, vamos supor que eu preciso ficar boa em inglês ou estudar algo que é bem complexo e tenha muita coisa. Posso dedicar 3 a 4 horas para isso, ou posso reservar somente 30 minutos todos os dias. O resultado não será imediato, mas tenho certeza de que 1 ou 6 meses depois, você verá o avanço que teve.
Já pensou em quanto tempo você gasta em redes sociais ou não fazendo nada? Se você pegasse 30 minutos e dedicasse a algo novo, veria o resultado ao longo do tempo. Mas aí você pode me dizer: “Mexer nas redes sociais é o meu tempo de descanso”. E realmente, pode ser! Mas tente pegar o tempo de uso desses aplicativos para ver quantas horas está dedicando para isso. Se essa for a sua prioridade, sem problemas! É a sua prioridade, não falta de tempo 😉
Costumamos colocar a culpa no tempo porque é mais simples colocar a culpa em alguém, né? Porque se pensarmos que, no final, essa "culpa" (não gosto de usar a palavra culpa, prefiro responsabilidade) é nossa e somos nós que decidimos o que fazer e onde dedicar o nosso tempo, fica muito mais pesado, né?
Minha sugestão é assumir a responsabilidade pelo que você faz com o seu tempo. E se "não tiver tempo" para fazer algo, diga que não é a sua prioridade no momento. É muito melhor e você deixa de ser a vítima da vida. E reflita, o que VOCÊ faz com o SEU tempo?
Minha dica, é esse livro “Produtividade para quem quer tempo”, em que Geronimo Theml traz várias dicas práticas de como ser mais produtivo e ter mais tempo.
O contraponto desse pensamento é quando você começa a se dedicar a muitas coisas ao mesmo tempo e a usar os bloquinhos dedicados ao autocuidado. Isso pode resultar em um foco excessivo na produtividade a qualquer custo, o que também não é saudável. No vídeo TEDx abaixo, Izabella Camargo fala sobre a importância da produtividade sustentável, que é exatamente o que estou mencionando aqui.
No final, precisamos de equilíbrio. Todos os pilares da nossa vida precisam estar equilibrados.
O que não está em equilíbrio na sua vida? Eu indico você fazer uma reflexão usando a Roda da Vida (tem esse site que você pode construir ela online). Basicamente você elenca as áreas da sua vida, e dá uma nota para cada uma delas. Isso traz uma visualização interessante do que não está sendo priorizado ou do que não está em equilíbrio. Te convido a construir a sua e a fazer de tempos em tempos para comparar se tem melhorado ou piorado. Se você fizer, me responde dizendo como foi esse processo!
Obrigada por chegar até aqui, fico muito feliz que você esteja acompanhando a Simplifica News 💜 Me responde esse e-mail com qual assunto você gostaria de ver nas próximas edições 😉